Serviços

Laboratórios

Laboratórios DESQ


■ Laboratório de Catálise e Processos Catalíticos   (LDPC)
Coordenadores: Prof. Dr. Antônio José Gomes Cobo e Profa. Dra. Elizabete Jordão

Realiza pesquisas na área de desenvolvimento e caracterização de catalisadores, estudos de reações catalíticas e projeto de reatores. Pesquisa na área de preparação e caracterização físico-química de sistemas catalíticos para a hidrogenação seletiva de benzeno e ciclohexano, e reações de hidrogenação visando a obtenção de produtos da química fina. Algumas das reações estudadas são: a hidrogenação seletiva de aldeídos alfa-beta insaturados (citral, aldeído cinâmico), a hidrogenação enantioseletiva do piruvato de metila, a hidrogenação de ácidos dicarboxílicos, etc. Possui equipamentos modernos de caracterização de catalisadores e linhas experimentais de estudos de cinética. Também atua no estudo de reações no campo da catálise ambiental.



■ Laboratório de Transferência de Calor e Massa (LTCM)
Coordenador: Prof. Dr. José Vicente Hallak d'Angelo 

Desenvolve pesquisa na área de transferência de calor em regime transiente em regeneradores de calor, em sistemas bifásicos, processos de borbulhamento, evaporadores diretos, redes de trocadores de calor, e absorção de gases com e sem reação química. Também desenvolve pesquisas voltadas à otimização de processos das indústrias de papel e celulose.



■ Laboratório de Termodinâmica Aplicada (LT)
Coordenador: Prof. Dr. Artur Zaghini Francesconi

Dedicado ao estudo de aspectos de Engenharia Química de Termodinâmica Aplicada. Possui equipamentos modernos de estudo de soluções, equilíbrio de fases a alta e baixas pressões, grandezas termodinâmicas (grandezas excesso) e comportamento PVT de gases. 



■ Laboratório de Processos de Separação (LPS)
Coordenador: Prof. Dr. Elias Basile Tambourgi

Pesquisas nas áreas de purificação de bioprodutos, extração líquido-líquido aplicada à biotecnologia em sistemas de micelas reversas, duas fases aquosas e em polímeros termosensíveis. Estudo de proteínas de interesse comercial, tais como bromelina, ascorbato oxidase, citocromo b5, xilanase. Estudo de técnicas alternativas ao processo "downstream".



■ Laboratório de Controle e Automação de Processos (LCAP)
Coordenadores: Profa. Dra. Ana Maria Frattini Fileti

Desenvolvimento de pesquisa nas áreas de controle de processos de separação (destilação contínua e batelada) e sistemas reativos. Controle on-line de processos químicos através de sistemas industriais de controle. 
Uso de técnicas de inteligência artificial em processos químicos.  Refrigeração industrial e controle de ciclos frigoríficos.



■ Laboratório de Engenharia de Sistemas Químicos (LESQ)
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia da Cruz

Desenvolvimento de pesquisa nas àreas de síntese, integração e otimização de processos químicos, com ênfase  à eficiência energética e reutilização de recursos de processos. Análise termodinãmica de processos. Desenvolvimento de pesquisa nas áreas de planejamento de produção, alocação de recursos em processos químicos, sequenciamento de processos em batelada, supply chain e logística. Desenvolvimento de pesquisa na área de simulação, modelagem, otimização e controle de processos químicos. Uso de técnicas de inteligência artificial em simulação de processos químicos.



■ Laboratório de Engenharia de Sistemas de Processos Químicos
Coordenadores: Prof. Dr. Roger Josef Zemp e Profa. Dra. Maria Teresa M. Rodrigues

Modelagem e simulação de processos químicos. Estudos de otimização de plantas e processos químicos. Integração energética e mássica de correntes de processos químicos. Planejamento de produção de processos químicos em batelada.



L4R1S4 - Laboratório de Análise de Risco Industrial e Segurança Ambiental
Prof. Sávio Souza Venâncio Vianna

O Laboratório de Análise de Risco Industrial e Segurança Ambiental está focado na pesquisa básica de escoamento de fluidos. As investigações de cunho teórico utilizam ferramentas “in house” de CFD (Computational Fluid Dynamics) e ferramentas abertas. As abordagens experimentais contam com técnicas a laser, particularmente PIV (Particle Image Velocimetry). Existem também vários projetos de pesquisa aplicada em otimização dos parâmetros mitigadores em análise de risco. As linhas de pesquisa estão voltadas para análise de consequência, levando em conta a simulação de explosões acidentais, incêndio e dispersão de gases. O grupo também apresenta uma linha de pesquisa na área de otimização baseada em programação matemática inteira e contínua combinada a fluidodinâmica computacional e microfluidica.