Lucimara Gaziola de la Torre

DEMbio - Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos

Área de Concentração:  Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos

Formação

Possui graduação (1994) e doutorado (direto) (2006) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou  estágio no Institute of Technical Biochemistry (ITB) em Stuttgart na Alemanha (1995). Possui experiência na indústria, atuando no setor alimentício, em especialidades químicas e em processos biotecnológicos (1995-2001).

Áreas de Pesquisa

Pesquisa com ênfase no desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, atuando principalmente na área de nanobiotecnoloiga. O principal foco é o estudo da veiculação de biofármacos, tais como DNA ou RNA em vetores não-virais e o desenvolvimento de seus processos escalonáveis, para aplicações em vacinação e terapia gênica.

Linhas de Pesquisa

•  Sistemas não-virais para a liberação de DNA e RNA:
    • Lipossomas catiônicos e suas blendas com ácido hialurônico;
    • Nanopartículas de quitosana e suas blendas com ácido hialurônico;
    • Incorporação de peptídeos com sinal de direcionamento nuclear para a entrega de DNA no núcleo celular.
    • Projetos de novos sistemas carreadores para a veiculação de DNA e RNA.
  • Desenvolvimento de processos escalonáveis para a produção de lipossomas e outras estruturas supramoleculares:
    • Sistemas massivos, através do emprego de equipamentos de alto cisalhamento ("top down");
    • Processos "bottom-up" baseados na auto-organização molecular (sistemas microfluídicos);
    • Enfoque na área de micro e nanofabricação.

Publicações Relevantes

Artigos científicos:

• RIGOLETTO, TP; ZANIQUELLI, MED; SANTANA, MHA; DE LA TORRE, LG. Surface miscibility of EPC/DOTAP/DOPE in binary and ternary mixed monolayers. Colloids and Surfaces B: Biointerfaces, v. 83, 260-269, 2011.
  • DE LA TORRE LG, ROSADA RS, TROMBONE APF, FRANTZ FG, COELHO-CASTELO AAM, SILVA CL, SANTANA MHA. Synergy between structural stability and DNA-binding controls the antibody production in EPC/DOTAP/DOPE vesicles and DOTAP/DOPE lipoplexes, Colloids and Surfaces B: Biointerfaces, v. 73, 175-184, 2009.
  • SOUZA PRM, ZÁRATE-BLADÉS CR, HORI JI, RAMOS SG, LIMA DS, SCHNEIDER T, ROSADA RS, DE LA TORRE LG, SANTANA MHA, BRANDÃO IT, MASSON AP, COELHO-CASTELO AAM, BONATO VL, GALETTI FCS, GONÇALVES ED, BOTTE DA, MACHADO JBM, SILVA CL. Protective efficacy of different strategies employing Mycobacterium leprae heat-shock protein 65 against tuberculosis. Expert Opinion on Biological Therapy, v 8, pp. 1255-1264, 2008 .
  • ROSADA RS, DE LA TORRE LG, FRANTZ FG, TROMBONE APF, ZÁRATE-BLADÉS CR, FONSECA DM, SOUZA PRM, BRANDÃO IT, MASSON AP, SOARES EG, RAMOS SG, FACCIOLI LH, SILVA CL, SANTANA MHA, COELHO-CASTELO AAM. Protection Against Tuberculosis by a Single Intranasal Administration of DNA-hsp65 Vaccine Complexed with Cationic Liposomes BMC Immunology, BMC Immunology, 9:38, 2008. Artigo altamente acessado/Fator de impacto 2.67.
  • TORRE LG, ROSADA RS, SILVA CL, SANTANA MHA. A mathematical model describing the kinetic of cationic liposome production from dryed lipid films adsorbed in a multitubular system. Brazilian Journal of Chemical Engineering. v. 24, pp. 477-486, 2007.
  • GAZIOLA, L.; BORNSCHEUER, U.; SCHMID, R. D. A rapid and effective separation of enantiomers of glycerol derivatives by gas chromatography and their lipase-catalyzed biotransformation. Enantiomer. v. 1, p. 49-54, 1996.
  • BORNSCHEUER, U.; GAZIOLA, L.; SCHMID, R. D. Application of vinyl esters for the lipase-catalyzed high-yield synthesis of monoacylglycerols. Annals of the New York Academy of Sciences. Edited by Jonathan S. Dordick and Alan J. Russel, v. 799, p. 757-761, 1996.

Patentes:

• ANDRADE SANTANA, MARIA HELENA; SILVA ROSADA, ROGÉRIO; COELHO-CASTELO, ARLETE, A., M.; LOPES SILVA, CÉLIO; GAZIOLA DE LA TORRE, LUCIMARA: TERNARY LIPOSSOMAL COMPOSITION CONTAINING A POLYNUCLEOTIDE. International Patent WO/2009/073941, 2009.

•  TORRE LG, SANTANA MHA, ROSADA RS, COELHO-CASTELO AAM E SILVA CL. Processo de produção de vacina gênica lipossomal, vacina gênica lipossomal e uso da mesma. Certificado de adição: C1 0705630-3, protocolo INPI 220803492690 (depositado em 29/08/2008). Pedido para depósito internacional via Agência de Inovação da UNICAMP (INOVA).

• TORRE LG, SANTANA MHA, ROSADA RS, COELHO-CASTELO AAM E SILVA CL. Configuração lipossomal funcional e processo de obtenção de configuração lipossomal funcional. Patente Brasileira PI 0705630-3 (depositado em 12/12/2007). Pedido para depósito internacional iniciado via Agência de Inovação da UNICAMP (INOVA).