Serviços

Laboratórios

Obtenção de Titulo


- Para solicitar defesa de tese ou dissertação acesse o link:
https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/default/login.xhtml

- Dúvidas sobre como solicitar sua defesa de tese ou dissertação, acesse o link, veja o tutorial :
http://www.dac.unicamp.br/portal/outros_sites/projetos_modernizacao_processos_academicos/

Requisitos para a obtenção do Título de Mestre
Requisitos para a obtenção do Título de Doutor
Constituição de banca julgadora
Normas para escrita da tese(doutorado) ou dissertação (mestrado)
Modelo declaração para entrega da versão final da tese / dissertação


- Requisitos para a obtenção do título de Mestre

O título a ser conferido pelo Programa de Pós-Graduação no curso de Mestrado será: "Mestre ou Mestra em Engenharia Química".

Para obtenção do título de Mestre são necessários a elaboração de uma dissertação e o cumprimento das seguintes exigências:

• Completar um total de 17 créditos em disciplinas e ser aprovado na defesa da dissertação.
• Ser aprovado em disciplinas obrigatórias estabelecidas pela Área de Concentração e aprovadas pela Congregação. A disciplina de Seminários de Mestrado, obrigatória, deverá ser cursada até o segundo semestre após o seu ingresso como aluno regular.
• Ser aprovado no Exame de Qualificação, realizado até o final do segundo semestre após o seu ingresso como aluno regular.
• Comprovar, quando da definição da data de defesa da dissertação perante a Secretaria de Pós-Graduação. Uma publicação é obrigatória, podendo ser uma solicitação de patente, um capítulo de livro, um artigo em periódico ou um trabalho completo em Anais de Congresso. No caso de capítulo de livro ou artigo em periódico, basta ser submetido.

- Requisitos para a obtenção do título de Doutor

O título a ser conferido pelo Programa de Pós-Graduação no curso de Doutorado será: "Doutor ou Doutora em Engenharia Química".

Para a obtenção do título de Doutor são necessários a elaboração de uma tese e o cumprimento das seguintes exigências:

• Completar um total de 10 créditos em disciplinas e ser aprovado na defesa da tese.
• Obter créditos na disciplina IQ-562 - Seminários de Doutorado I, que deverá ser cursada, no máximo, no terceiro semestre de matrícula no curso.
• Obter créditos em matérias equivalentes às obrigatórias do curso de Mestrado, caso não as tenha cursado durante o Mestrado. Equivalências de disciplinas de outros Programas serão avaliadas pela Comissão de Pós-Graduação durante a pré-seleção para o doutorado.
• Ser aprovado no Exame de Qualificação, que deverá ser realizado no âmbito da disciplina Seminários de Doutorado I até o final do terceiro semestre após o seu ingresso como aluno regular.
• Ser aprovado em uma apresentação preliminar da tese, perante uma comissão julgadora composta de três doutores, a qual deverá ser realizada com antecedência mínima de três meses da defesa da tese.
• Comprovar, perante a Comissão Julgadora da apresentação preliminar da tese, a publicação ou submissão de pelo menos 02 (dois) artigos completos, sendo que necessariamente um deles em revista indexada. No caso de somente submissão, o artigo deverá ser anexado ao exemplar provisório da tese.


- Constituição da Comissão Julgadora

Elaborada a dissertação ou tese e cumpridas as demais exigências estabelecidas no Regulamento do Programa, o aluno deverá defendê-la em sessão pública perante uma Comissão Julgadora composta, no caso de Mestrado, por três membros titulares, e, no caso do Doutorado, por cinco membros titulares, todos possuidores, no mínimo, do título de Doutor, presidida pelo orientador da dissertação ou tese.

No Mestrado, excluído o orientador, pelo menos metade dos membros da Comissão Julgadora deverá ser externo ao Programa e à Unidade. No Doutorado, excluído o orientador, pelo menos metade dos membros da Comissão Julgadora deverá ser externo ao Programa e à UNICAMP.

As Comissões Julgadoras, além do orientador e dos membros titulares, devem ser constituídas por mais dois membros suplentes, no caso do Mestrado, sendo um deles externo ao Programa e à Unidade, e mais três membros suplentes, no caso do Doutorado, sendo pelo menos dois externos ao Programa e à UNICAMP.

A Resolução GR 137/99, de 28/09/99 estabelece regras para homologação das teses de Mestrado e de Doutorado defendidas na UNICAMP e dá outras providências.

As constituições das Comissões Julgadoras de Mestrado e Doutorado deverão ser solicitadas através do SIGA, no link: https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/default/login.xhtml com antecedência mínima de 38 dias da data da defesa.

Observações importantes:
Membros que participarão da Comissão Julgadora e que possuam vínculo (Pesquisador Colaborador / Credenciado para Co-orientação) com a FEQ, serão considerados como membros internos. Se necessário consultar vínculo, entrar em contato com a Secretaria de Pós-Graduação.


Para a defesa de dissertação de mestrado: comprovar, quando da definição da data de defesa perante a CPG/FEQ, a publicação ou submissão de um trabalho completo relacionado ao seu trabalho de mestrado a periódico indexado ou congresso científico, sendo que eventos de Iniciação Científica não são aceitos (Artigo 19 – Item V – Regulamento PG/FEQ).

Observação: Para a constituição da Comissão Julgadora é necessário o cumprimento de todos os itens. Para fazer jus ao título de Mestre/Mestra ou de Doutor/Doutora, deverá ser feito um up load da versão final da dissertação ou tese no sistema SIGA de solicitação de teses e dissertações dentro do prazo de 60 dias a partir da data da defesa, de acordo com o previsto no Artigo 42, parágrafo 1°, inciso II e parágrafo 2° do Regimento Geral dos Cursos de Pós- Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu (Deliberação CONSU-A 10-2015).


- Normas para escrita da tese (doutorado) ou dissertação (mestrado)

Normas sobre formato e impressão das dissertações/teses – CCPG 001/2015 (última atualização) 20/01/2016

Atenção: Não colocar área de concentração. No caso de alunos de mestrado do sexo feminino se atentar para o título de Mestra.

No verso da página de rosto deve constar a ficha catalográfica, a ser preenchida on-line (clique aqui). Serviço oferecido pela Seção de Catalogação da Biblioteca da Área de Engenharia. Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail: ou pelo telefone (19) 3521-6481 ou 3521-6480.



- Texto


Introdução: Deve apresentar uma visão global da pesquisa, incluindo breve histórico, importância e justificativa da escolha do tema , delimitações do assunto, formulação de hipóteses e objetivos da pesquisa.

Revisão da Literatura (ou revisão bibliográfica, estado da arte, estado do conhecimento): O autor deve registrar seu conhecimento sobre a literatura básica do assunto, discutindo e comentando a informação já publicada. A revisão deve se apresentada, preferencialmente, por blocos de assunto e em ordem cronológica, procurando mostrar a evolução do tema.

Materiais e Métodos (pode ser outro título, de acordo com o trabalho realizado): Deve apresentar os métodos ou modelos utilizados, a modelagem empregada, as simplificações necessárias, a metodologia e a descrição do método de cálculo utilizado no desenvolvimento da pesquisa, para que a mesma possa ser reconstituída. Deve apresentar a descrição da montagem experimental, metodologia para a obtenção de resultados, análise de erros, amostra de resultados obtidos e comentários. Atenção: esta parte pode ser subdividida em mais seções, de acordo com a especificidade do assunto.

Resultados e Discussão: Deve descrever detalhadamente os dados obtidos pelo autor. Normalmente são incluídas ilustrações como quadros, tabelas, gráficos, etc. Deve efetuar a comparação dos dados obtidos e/ou resultados, com aqueles descritos na revisão de literatura, incluindo os comentários sobre os estudos de outros autores.

Conclusões e Sugestões para Próximos Trabalhos: Deve finalizar o trabalho com uma resposta às hipóteses especificadas na introdução. O autor deve manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos; não se deve incluir, neste capítulo, novos dados ou equações. A partir da conclusão, alguns assuntos que foram identificados como importantes para serem explorados poderão ser sugeridos como temas para novas pesquisas.

Equações: Deverão ser escritas com o mesmo tipo e tamanho de letra utilizado no texto, mas em itálico.

Referências Bibliográficas: Deve apresentar o conjunto de documentos citados no texto em ordem alfabética de sobrenome de autor ou ordem numérica (conforme citado no texto). Recomenda-se a observação das Normas de Referências Bibliográficas da ABNT (NBR 6023).

Anexo (quando se aplica): Quando houver necessidade, pode-se apresentar em anexo documento(s) auxiliar(es) e/ou complementar(es) como: legislação, estatutos, gráficos, tabelas, etc, desenvolvidos por outros autores.

Apêndice (quando se aplica): Para não quebrar a sequência lógica do texto, o autor pode apresentar tabelas, quadros e outras informações, por ele obtidas, como apêndices.

Modelos de Referências Bibliográficas:
Livro completo
STOECKER, W. F., JONES, J. W. Refrigeração e ar condicionado. São Paulo: McGraw-Hill, 1985, 481 p.

Capítulo de livro (sem autoria própria)
FRANKLIN, G. F., POWEL, J. D., WORKMAN, M. L. Digital control of dynamic systems. 2.ed. Reading: Addison-Wesley, 1992. Cap. II: Nonlinear control, p.516-640.

Proceedings de congresso
PAPE, D. A. A modal analysis approach to flaw detection in ceramic insulators. In INTERNATIONAL MODAL ANALYSIS CONFERENCE, ll, 1993, Kissimmee. Proceedings... Bethel: Society for Experimental Mechanics, 1993. v. I, p.3 5-40.

Artigo de periódico
HALL, K. C., CRAWLEY, E. F. Calculation of unsteady flows in turbomachinery using linearized Euler equations. AIAA Journal, v.27, n.6, p.777-787, June 1989.

Tese
BARROS, E. J. Relações públicas do mercado de trabalho de São Paulo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1988. 150 p. Tese (Doutorado)

Patente
LESON LABORATÓRIO DE ENGENHARIA SONICA S.A, São Paulo, Hélio T. Bittencourt. Eletroacoustic transducer. I. C. HO4R 7/16. BR 5,245,669. Sep. 14, 1993.

Norma
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS, Rio de Janeiro. NBR-6023; referências bibliográficas. Rio de Janeiro, 1989. 19 p.

Citações
Para facilidade de inclusões de novas referências, recomenda-se o uso de citações pelo SOBRENOME do AUTOR (letra maiúscula) seguida da data. Ex. RIBEIRO (1989)