Serviços

Laboratórios

PIF - Programa Integrado de Formação

Definição

Programa oficial de formação integrada Graduação + Pós-graduação, direcionado aos alunos de graduação com destacado desempenho. Esse programa permite a conclusão da graduação e do mestrado em um tempo equivalente ao tempo de integralização sugerido em catálogo de graduação (ou menos) + 1 ano.

Características

O aluno poderá cursar, durante o último ano de graduação, as disciplinas necessárias para o cumprimento dos créditos do programa de mestrado. Parte das disciplinas cursadas será também contabilizada como disciplinas eletivas de graduação.

Público-alvo

Alunos do curso de Engenharia Química, restando apenas 2 semestres para a conclusão do curso e que satisfaçam os seguintes requisitos:

  • Coeficiente de rendimento (CR) maior ou igual a 0,7000
  • Coeficiente de Progressão Futuro (CPF) de 0,75 para o curso diurno e de 0,74 para o curso noturno
  • Comprovar atividades de pesquisa, tais como intercâmbio no exterior (no mínimo um semestre com apresentação do histórico escolar) ou iniciação científica com bolsa (mínimo um ano)
  • Ter um orientador definido

Inscrição
  • Local: Coordenação de Pós-Graduação da FEQ (Bloco D)
  • Data: Até 31/10, para início em março e até 31/05, para início em agosto

Documentos necessários

Etapas

1) Matrícula: Os alunos de graduação aceitos no PIF devem efetuar matrícula nas disciplinas de pós-graduação como aluno especial nas datas estabelecidas no calendário da DAC.

2) Reaproveitamento de estudos: As disciplinas da pós-graduação que serão contabilizadas como eletivas na graduação deverão ser obrigatoriamente presenciais e expositivas e, em conjunto, deverão somar pelo menos 75% dos créditos de disciplinas eletivas de graduação. Estas disciplinas deverão ser cursadas no primeiro semestre do PIF (ou, em casos excepcionais, no primeiro bimestre do segundo semestre), em função dos prazos da DAC para emissão dos diplomas de graduação. Assim que obtiver os conceitos finais nas disciplinas cursadas na pós-graduação, o aluno deverá solicitar aproveitamento de estudos junto à Secretaria de Graduação.

3) Conclusão dos créditos obrigatórios do mestrado: As demais disciplinas necessárias para o cumprimento dos créditos obrigatórios no programa de pós-graduação deverão ser cursadas no segundo semestre do PIF, também na qualidade de aluno especial da pós-graduação.

4) Ingresso como aluno regular: Ao final do primeiro ano do programa PIF, ou seja, ao término de seu curso de graduação, o aluno poderá ingressar como aluno regular do programa de mestrado, devendo para isso realizar sua inscrição nos prazos previstos pela Pós-Graduação, passando então para a condição de aluno regular a partir do início do segundo ano do programa PIF. Ao ingressar como aluno regular, deverá solicitar a convalidação de todos os créditos cursados na pós-graduação como aluno especial. A matrícula nas disciplinas de Estudos Dirigidos, Seminários e Tese de Mestrado só poderá ser feita na qualidade de aluno regular.

Para mais informações: Clique Aqui