Mariana Conceição da Costa

Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP)

Área de Concentração: Desenvolvimento de Processos Químicos

Telefone: (19) 3521-3962

Formação:

Graduação em Engenharia Química: EEL - 2002

Mestre em Engenharia Química: UNICAMP - 2004

Doutor em Engenharia Química UNICAMP com estágio de doutorado na Universidade de Aveiro - 2008

Pós-Doutorado, FEA/UNICAMP – 2011

Áreas de Pesquisa:

Termodinâmica do Equilíbrio de Fase

Estudo da Fase Sólida de Sistemas Graxos

Propriedades Físico-químicas

Biocombustíveis

Líquidos Iônicos

Publicações Relevantes:

COSTA, M. C.; ROLEMBERG, M. P.; BOROS, L. A.D.; KRÄHENBÜHL, M. A.; DE OLIVEIRA, M. G.; MEIRELLES, A. J. A. Solid−Liquid Equilibrium of Binary Fatty Acid Mixtures. Journal of Chemical and Engineering Data, v. 52, p. 30-36, 2007.

* COSTA, M. C.; SARDO, M.; ROLEMBERGUE, M. P.; COUTINHO, J. A. P.; MEIRELLES, A. J. A.; RIBEIRO-CLARO, P.; KRÄHENBÜHL, M.A. The complete solid-liquid phase diagrams of binary mixtures of consecutive, even saturated fatty acids. Chemistry and Physics of Lipids, v. 160, p. 85-97, 2009.

COSTA, M. C.; BOROS, L. A. D.; COUTINHO, J. A. P.; KRÄHENBÜHL, M. A.; MEIRELLES, A. J. A. Low-Temperature Behavior of Biodiesel: Solid Liquid Phase Diagrams of Binary Mixtures Composed of Fatty Acid Methyl Esters. Energy & Fuels, v. 25, p. 3244-3250, 2011.

CARARETO, N.D.D.; KIMURA, C.Y.C.S.; OLIVEIRA, E.C.; COSTA, M. C.; MEIRELLES, A.J.A. Flash points of mixtures containing ethyl esters or ethylic biodiesel and ethanol. Fuel, v. 96, p. 319-326, 2012.

MAXIMO, G.J.; SANTOS, R.J.B.N.; BRANDÃO, P.; ESPERANÇA, J.M.S.S.; COSTA, M.C.; MEIRELLES, A.J.A.; FREIRE, M.G.; COUTINHO, J.A.P. Generating Ionic Liquids from Ionic Solids: An Investigation of the Melting Behavior of Binary Mixtures of Ionic Liquids. Crystal Growth & Design, v. 14, p. 4270-4277, 2014.

BOROS, L.A.D.; BATISTA, M.L.S.; COUTINHO, J.A.P.; KRÄHENBÜHL, M.A.; MEIRELLES, A.J.A.; COSTA, M.C. Binary mixtures of fatty acid ethyl esters: Solid-liquid equilibrium. Fluid Phase Equilibria, v. 427, p. 1-8, 2016.