Serviços

Laboratórios

Laboratórios DDPP


- Laboratório de Engenharia de Processos Fermentativos e Enzimáticos (LEPFE)
Coordenadora: Profa. Dra. Aline Carvalho da Costa

Laboratório desenvolve nas pesquisas na área de modelagem, simulação, otimização e controle de processos, dando ênfase a processos biotecnológicos que usem cana de açúcar como matéria-prima para obtenção de produtos químicos e combustíveis. Desenvolve pesquisas experimentais na área de fermentação e hidrólise de bagaço de cana de açúcar. 



- Laboratório de Tecnologia de Partículas e Processos Multifásicos (LAPROM)
Coordenadora: Profa. Dra. Katia Tannous

O LAPROM tem acolhido alunos de graduação e pós-graduação da FEQ e outras Unidades como FEEC estudando uma grande variedade de problemas que são fundamentais bem como de ordem aplicada (fármacos, alumina, etc.).

Alguns dos tópicos estudados incluem distribuição granulométrica, propriedades, caracterização fluidodinâmica e mistura em leitos de baixa e alta velocidade; arraste; transferência de calor e massa.

Outros estudos incluem aplicações de combustão em leito fluidizado e gaseificação de combustíveis  diferentes (biomassa, por exemplo).

Considerando a biomassa, alguns outros estudos gerais aplicados estão sendo feitos como: transporte, armazenagem e gestão de biomassa.

O Laboratório de Tecnologia de Partículas e Multi-Phase Processos/LAPROM têm facilidades para o estudo da fluidização.

Por exemplo, o grupo opera leitos borbulhantes e leito fluidizado circulante em escala semi-piloto, equipamentos básicos como balança, amostragem de partículas, peneiras, medidores para medição de escoabilidade e densidades entre outros. Avanços tecnológicos e científicos trouxeram muitas mudanças durante a última década.

Hoje, a popularização dos computadores e da Internet trazem inovação tecnológica para as aprendizagens mais tradicionais à educação a distância.

Nós estudamos as novas tendências em ensino de engenharia química como softwares simuladores, ambiente virtual de aprendizagem e aprendizagem baseada em projetos.

Alguns tópicos incluem transferência de momento no fluxo de fluido, fluidodinâmica em leitos fluidizados, determinação da esfericidade de partículas sólidas, entre outros.



- Laboratório de Propriedades Termodinâmicas (LPT)
Coordenadoras: Profa. Dra. Maria Alvina Krähenbühl e Profa. Dra. Roberta Ceriani

No LPT, as atividades desenvolvidas abrangem: medidas de dados de equilíbrio de fases (líquido-vapor, líquido-líquido, sólido-líquido e líquido-líquido-vapor) de sistemas a baixa pressão; medida, predição e correlação de propriedades termofísicas de compostos puros e de misturas; bancos de dados; simulação de processos de separação por contato entre fases. Medidas de dados calorimétricos e construção de diagrama de fases sólido-líquido e de soluções sólidas através de calorimetria exploratória diferencial e microscopia óptica.



- Laboratório de Desenvolvimento de Processos de Separação (LDPS)
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Regina Wolf Maciel

As atividades deste laboratório incluem todas as etapas pertencentes à Engenharia das Separações, as quais abrangem desde a caracterização termodinâmica dos sistemas até a minimização da geração de poluentes. Atividades experimentais e teóricas são contempladas. 



Laboratório de Equilíbrio de Fases (LEF)
Coordenador: Prof. Dr. Martin Aznar

Realiza pesquisas na determinação experimental de dados de equilíbrio de fases de componentes puros e misturas, no desenvolvimento de novos modelos termodinâmicos para correlação e predição dos fenômenos do equilíbrio e na estimação de parâmetros ajustáveis para estes novos modelos e para outros já existentes. Ênfase especial é dada a sistemas complexos, tais como sistemas eletrolíticos e poliméricos.



- Laboratório de Engenharia e Processos Ambientais (LEPA)
Coordenadora: Profa. Dra. Melissa Gurgel Adeodato Vieira

Realiza pesquisas nas seguintes áreas: remoção de poluentes (metais pesados, corantes sintéticos e compostos orgânicos) de efluentes industriais por adsorção/bioadsorção; secagem como método de redução volumétrica e reaproveitamento de resíduos sólidos; monitoramento da qualidade de águas superficiais.



- Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA)
Coordenadora: Profa. Dra. Meuris Gurgel Carlos da Silva

Neste Laboratório, estão concentradas três grandes linhas de pesquisa: Tecnologias e processos de tratamento de resíduos industriais e hospitalares, Controle e monitoramento de emissões poluentes gasosas e particulados finos. Seguranção ocupacional e de processos, e desenvolvimento de técnicas de análise de riscos. Nas duas primeiras, são utilizados os fundamentos básicos da área de fenômenos de transporte e sistemas particulados, com ênfase na aplicação de processo de adsorção, bioadsorção e secagem .

O laboratório dispõe de equipamentos para a determinação de algumas propriedades físicas e químicas, tais como BET e Espectrofotômetro de Absorção Atómica, além de sistemas de banho finito, leitos fixos, fluidizados e secadores e conjunto de colunas extratoras. As pesquisas são, em geral, de caráter experimental, e contam com o apoio da FAPESP, CNPq e de indústrias. 



- Laboratório de Simulação e Otimização de Processos Químicos (LSOPQ)
Coordenador: Prof. Dr. Reginaldo Guirardello

O Laboratório desenvolve trabalhos computacionais na área de simulação e otimização de processos químicos. Na área de simulação, trabalhos recentes incluem a modelagem e simulação de reatores catalíticos trifásicos para hidroconversão de óleos pesados, envolvendo a cinética química e a fluido-dinâmica das fases. Na área de otimização, trabalhos recentes incluem a otimização de layout de plantas químicas, envolvendo distâncias mínimas de segurança e custos de tubulação e suportes. Nas duas áreas, trabalhos recentes incluem processos de remoção de poluentes em águas residuais e remoção de enxofre de óleos pesados. 



- Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado (LOPCA)
Coordenador: Prof. Dr. Rubens Maciel Filho
 
Este Laboratório faz desenvolvimentos e aplicações dos conceitos de PSE (Process System Engineering) para o desenvolvimento de processos e produtos. São, assim, desenvolvidos modelos, procedimentos e programas computacionais e coletados dados experimentais fundamentais/necessários para projeto, simulação, otimização e controle de processos. Ênfases são dadas nas àreas de biocombustíveis, bioenergia, biorefinaria, biofabricação, biomateriais, purificação e ultrapurificação de produtos com vários tipos de separadores, prototipagem rápida, materiais, miniaturização e MENS, petróleo e petroquímica. Fazem parte destas atividades também o Instituto de Biofabricação-BIOFABRIS, LOPCA/BIOEN e o LPETROPES (VALPET). Sao desenvolvidos, além dos processos, os produtos que podem ser inclusive funcionais, como os scaffolts e bioprodutos permanentes, bioreatores para produção de biomateriais e órgãos, equipamentos como microrreatores, destiladores moleculares e suas vertentes, fermentadores com projetos alternativos e equipamentos de intensificação de processos. 



-Laboratório de Simulação de Processos em Ciências dos Materiais (SICMAT)
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Pérsio Ravagnani

Desenvolve pesquisa básica e aplicada na área de modelagem e simulação de Processos em Ciência dos Materiais aplicados à Engenharia Química com a utilização de técnicas numéricas para a resolução dos problemas envolvidos.



- Laboratório de Processos Eletroquímicos e Anticorrosão (LabPEA)
Coordenador: Prof. Dr. Ambrósio Florêncio de Almeida Neto

Laboratório de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de estudos na área de processos de remoção de metais de efluentes por eletrodeposição e aperfeiçoamento de ligas metálicas de forma a aumentar sua resistência à corrosão.