A Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, FEQ, foi criada em abril de 1990 e constitui-se em uma Unidade responsável pelo Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, pela Pesquisa e por atividades de Extensão à Comunidade no âmbito da Engenharia Química. Anteriormente à criação da FEQ, tais atividades eram desenvolvidas junto à Faculdade de Engenharia de Campinas, hoje extinta, que era composta pelas áreas de Engenharia Química, Elétrica e Mecânica.
O Curso de Graduação em Engenharia Química da Unicamp, que teve início em 1975 com base em um plano curricular moderno, funciona apoiado em um Corpo Docente de alto nível, formado por professores procedentes de diversas regiões do país e do exterior, todos eles com título de Doutor. O plano curricular do Curso de Graduação não direciona o Engenheiro Químico formado pela Unicamp para qualquer modalidade específica, mas lhe confere uma formação geral sólida que o torna apto a desenvolver com competência as atribuições que lhe são conferidas. A partir de 1992 teve início o oferecimento do Curso de Graduação em Engenharia Química no período noturno, aumentando o número de alunos admitidos no Vestibular por ano. O curso noturno vem também dando maior flexibilidade aos alunos do diurno em relação ao cumprimento dos créditos, já que as mesmas disciplinas são oferecidas nos dois períodos e em semestres distintos.
As atividades de Pesquisa em Engenharia Química na Unicamp tiveram início em 1976, com o Projeto Hidrogênio financiado pela FINEP, dentro de um amplo programa de pesquisa em energia alternativa. Com recursos desse projeto foram montados os primeiros laboratórios e lançadas as bases para o estabelecimento de pesquisa na Engenharia Química da Unicamp, que viria a caracterizar inicialmente as atividades de Pós-Graduação.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química iniciou suas atividades, com a formação de alunos em nível de Mestrado, em março de 1980, apresentando uma única Área de Concentração, Desenvolvimento de Processos. Em 1989 teve início o programa de Doutorado em Engenharia Química da Unicamp, e atualmente, o programa tem uma área única de concentração: Engenharia Química.
Seja pela atuação de seu corpo docente, ou de trabalhos nos laboratórios de pesquisa, a Faculdade de Engenharia Química presta serviços à sociedade, formando recursos humanos qualificados nos níveis de graduação e pós-graduação e desenvolvendo novas tecnologias.