Serviços

Laboratórios

Laboratórios DEMBio

Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos

■ Laboratório de Blendas e Compósitos Poliméricos (COBLEN)
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Rita Morales
 
Atuação em termodinâmica de soluções poliméricas, no estudo de propriedades do estado sólido, no processamento de blendas poliméricas, na determinação de diagramas de fase, miscibilidade e compatibilidade de resinas. Enfoca também nanocompósitos e compósitos poliméricos, percolação reológica e elétrica de nanoargilas organofílicas e nanotubos de carbono.
 
 
■ Laboratório de Engenharia de Biorreações e Colóides (LEBC)
Coordenadora: Profa. Dra. Ângela Maria Moraes
 
Desenvolvimento de estudos sobre biofilmes microbianos e avaliação do desempenho e estabilidade de biocidas. Atuação na encapsulação de agentes bioativos e no desenvolvimento de biomateriais para aplicação nas áreas médicas e farmacêuticas e no cultivo de células animais visando a expressão de proteínas recombinantes.
 
 
■ Laboratório de Propriedades Reológicas e Coloidais (LPRC) e Laboratório de Biosseparação (LBIOSP)
Coordenadores: Profa. Marisa Masumi Beppu e Prof. Everson Alves Miranda
 
Desenvolvimento de processos cromatográficos aplicados a fármacos e atuação na separação de biomoléculas.
 
 
■ Laboratório de Caracterização, Modificação e Aplicação de Materiais Fibrosos
Coordenador: Prof. Dr. Edson Bittencourt
 
Desenvolvimento de processso químicos têxteis, funcionalização de superfícies para melhora de adesão, estudo de fibras de carbono, síntese e cura de polímeros com ultravioleta e aplicações de radiação ionizante em polímeros.
 
 
■ Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (LEBp)
Coordenador: Prof. Dr. Everson Alves Miranda
 
O LEBp realiza estudos básicos e de desenvolvimento de processos de recuperação e purificação de bioprodutos (RPB), com destaque para as operações de precipitação e cristalização, e a relação destes processos com os diversos sistemas de produção destes bioprodutos, recombinantes ou não.
 
 
■ Laboratório de Física de Polímeros (FISPOL)
Coordenador: Prof. Dr. João Sinézio de Carvalho Campos
 
Estudo de aspectos relacionados à física, processos de transporte e polarização elétrica de polímeros, polímeros ferroelétricos e suas aplicações, caracterização elétrica envolvendo propriedades de transporte, polarização, condutividade e fotocondutividade, de propriedades de superfície de polímeros e aplicações no tratamento de efluentes.
 
 
■ Laboratório de Materiais Dielétricos/Ópticos e Nanocompósitos (LMDON)
Coordenador: Prof. Dr. Júlio Roberto Bartoli
 
Estudo das relações entre estrutura-propriedades-processamento de polímeros, de reologia de polímeros fundidos, de nanocompósitos poliméricos, de reciclagem de polímeros, de modificações de superfícies via plasma, de materiais dielétricos para cabos, fibras ópticas e guias de ondas poliméricos, de coletores de energia solar e célulfas fotovoltaicas poliméricas, de backfill de cabos de potência subterrâneos.
 
 
■ Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Membranas e Filmes para Embalagens (DAMFE)
Coordenadora: Profa. Dra. Leila Peres
 
Atuação na preparação, caracterização e aplicação de membranas poliméricas e minerais em processos da indústria química, alimentícia e têxtil e no estudo de filmes ativos para embalagem.
 
 
■ Laboratório de Análise, Simulação e Síntese de Processos Químicos (LASSPQ)
Coordenadora: Profa. Dra. Liliane Maria Ferrareso Lona
 
Visa modelar os diversos processos de polimerização e desenvolver softwares de simulação dos principais processos utilizados pela indústria química, dedicando-se especialmente à modelagem do reator de polimerização e à caracterização do polímero produzido no reator.
 
 
■ Laboratório de Processamento de Polímeros, Laboratório de Materiais em Biotecnologia e Laboratório de Microbiologia em Materiais (LAPOL, BIOMAT, MICROMAT)
Coordenadora: Profa. Dra. Lucia Helena Innocentini Mei
 
Atuação no estudo de polímeros ambientalmente degradáveis, enfocando o processamento e caracterização de formulações poliméricas parcial ou totalmente biodegradáveis no ambiente, do desenvolvimento de formulações de liberação controlada de princípios ativos para a área da saúde e para a área agrícola, de materiais antitrombogênicos e protetores radioterápicos, da síntese e caracterização de resinas termoplásticas e termofixas.
 
 
■ Laboratório de Nano & Biotecnologia para Desenvolvimentos Avançados (LaNBda)
Coordenadora: Profa. Dra. Lucimara Gaziola de la Torre
 
Estuda sistemas não-virais para a liberação de DNA e RNA, como lipossomas catiônicos e suas blendas com ácido hialurônico; nanopartículas de quitosana  e suas blendas com ácido hialurônico, a incorporação de peptídeos com sinal de direcionamento nuclear para a entrega de DNA no núcleo celular. Desenvolve projetos de novos sistemas carreadores para a veiculação de DNA e RNA e processos escalonáveis para a produção de lipossomas e outras estruturas supramoleculares, enfocando sistemas massivos, através do emprego de equipamentos de alto cisalhamento ("top-down"), processsos "bottom-up" baseados na auto-organização molecular (sistemas microfluidicos) e as áreas de micro e nanofabricação. 
 
 
■ Laboratório de Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (LDPB)
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena Andrade Santana
 
Atua no desenvolvimento de imunomodulador peguilado (projeto empresa-universidade), na encapsulação e liberação controlada de agentes bioativos, em processos fermentativos e enzimáticos, no desenvolvimento de microcápsulas gelatinosas e chips encapsulando bioativos (projeto universidade-empresa) e no escalonamento de processo de produção de partículas fosfolipídicas incorporando anestésicos (projeto universidade-empresa). 
 
 
■ Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (LEQUIP)
Coordenadora: Profa. Dra. Marisa Masumi Beppu
 
Exploração de materiais renováveis em engenharia química envolvendo: biomateriais, biopolímeros, adsorção, qualidade de processos químicos.
 
 
■ Laboratório de Interação Biomolecular e Bioengenharia (LIMBio)
Coordenadora; Profa. Dra. Sônia Maria Alves Bueno
 
Atua na recuperação e purificação de biomoléculas e no desenvolvimento de dispositivos para tratamento extracorpóreo enfocando a remoção de proteínas por adsorção seletiva e membranas adsortivas.
 
 
■ Laboratório de Engenharia de Produtos e Processos em Biorrecursos (LEPPBio)
Coordenador: Prof. Dr. Theo Guenter Kieckbusch
 
Tem áreas de pesquisa focadas em engenharia de produtos e processos em biorrecursos, com ênfase no estudo do desenvolvimento de biofilmes ativos, aglomeração de pós alimentícios, cristalização de sacarose em confeitos açucarados, substitutos da manteiga de cacau na fabricação do chocolate (CBE), restriamento de frutas, congelamento e processamento de polpas de frutas.
 
 
■ Laboratório de Eletroquímica e Corrosão (LEC)
Coordenador: Prof. Dr. Wagner dos Santos Oliveira
 
Enfoque em transferência de energia e matéria, estudos de previsão tecnológica, energias alternativas e meio ambiente, análise técnico-econômica de projetos químicos. Pesquisa e desenvolvimento em projetos e equipamentos especiais para processos químicos, ciclo do combustível nuclear, reatores eletroquímicos, desenvolvimento de compostos fluorados, pilhas e combustível, reatores químicos e plantas piloto.