PROJETOS DE PESQUISA

Projeto que visa o desenvolvimento de catalisadores e processos para obtenção de produtos químicos a partir de materiais renováveis. Parceria com a École Supérieure de Chemie Physique Électronique de Lyon.

Projeto voltado ao estudo das condições reacionais da hidrogenação de compostos aromáticos (benzeno, tolueno e xileno), desenvolvimento de catalisadores e simulação computacional.

Este projeto propõe a construção de um reator de bancada multipropósito, tendo foco na modelagem, simulação e validação de um sistema reacional em leito fixo para a obtenção de bioprodutos.

Estudo dos mecanismos catalícos em sistemas pré-bióticos. Em especial, simulações de fontes hidrotermais alcalinas, de forma à mimetizar ambientes primitivos assim como suas estruturas correspondentes, verificando assim, a produção de compostos orgânicos por intermédio da catálise.

Projeto voltado ao dimensionamento de sistema de destilação com retificação para recuperar os reagentes N,N-dimetilaminopropilamina (DMAPA) e Trietanolamina (TEA) durante reações intermediárias de produção de tensoativos quaternários de amônio, obtendo água destilada com pureza adequada ao tratamento em estação de tratamento de efluentes (ETE).

Este projeto visa a preparação e divulgação de vídeos e conteúdos digitais relacionados à engenharia química, com o intuito de promover a popularização da ciência, notadamente das áreas de estudo da engenharia química à sociedade. Nossas redes sociais são YouTube (bit.ly/EQparatodos) e Instagram (instagram.com/eq.paratodos).

A reforma a vapor do etanol é um processo em que o EtOH reage com vapor d’água, produzindo hidrogênio. O hidrogênio gerado tem grande potencial para minimizar o efeito estufa e como combustível verde. O projeto é realizado em parceria com os professores Gustavo Doubek e Hudson Zanin.

Avaliar as metodologias de ensino empregadas a partir do catálogo de graduação de 2023, sendo o grau de motivação, desempenho e interesse dos alunos nas disciplinas parâmetros de análise. Preencher a lacuna relacionada ao acompanhamento dos alunos nos semestres iniciais, tanto do novo projeto pedagógico, focado em metodologias ativas de ensino e Problem-Based Learning (PBL), quanto do catálogo anterior, centrado no docente. Avaliar a efetividade do novo projeto pedagógico pela perspectiva docente e discente.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...