Atividades

O Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe) vem contribuindo para a formação de recursos humanos na aplicação de Fluidodinâmica Computacional em Engenharia de Processos. Concentra suas atividades de pesquisa em “Escoamentos Multifásicos Reativos” com foco nos processos de produção, manipulação e condicionamento de fases dispersas na forma de gás, líquido ou sólido tais como pós, partículas, gotas e bolhas. Em particular, a modelagem e simulação por meio da Fluidodinâmica Computacional (CFD) dos processos que envolvem forte interação na interface entre a fase dispersa e o fluido ao seu redor caracterizado pela transferência simultânea de quantidade movimento, calor e massa.
Importantes aplicações nesta área que têm ganhado atenção dos pesquisadores do PQGe são os processos que envolvem pulverização e atomização de líquidos complexos para produção de pós metálicos, aglomeração e recobrimento de partículas. Já os sistemas particulados estudados têm aplicações preferenciais no transporte pneumático, na fluidização e nos leitos fixo. Colunas de bolhas também são alvos de estudo do grupo de pesquisa.
Já os setores que incorporam processos em escoamento multifásicos reativos de expertise da equipe de pesquisadores do PQGe são: o setor de Óleo&Gás, com tradição em desenvolver projetos na área de refino de petróleo, especialmente o processo de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) e Hidrotratamento (HDT); Energia Renováveis e Transição Energética, como a rota etílica ou a pirólise de biomassa; e, por fim, no desenvolvimento de nanomaterias e microdispositivos, como a produção de nanopartículas de pós metálicos aplicados a catálise ou no aplicação de dispositivos microfluídicos para utilizado em análises clínicas.
Além disso, o PQGe tem uma linha de pesquisa básica que procura identificar por meio de simulações numéricas detalhadas e ensaios experimentais aspectos fenomenológicos da interações entre entes discretos (bolhas, gotas e partículas) entre si e com o fluido ao seu redor afim de compreende-los e aprimorar seus modelos constitutivos.

Em 1984 foi criado na antiga Faculdade de Engenharia de Campinas da UNICAMP o Laboratório de Modelagem e Simulação de Processos Químicos (LMSPQ), atualmente Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe). Desde a sua criação, o laboratório preocupou-se em realizar projetos de pesquisa aplicados em parceria com a Indústrias Química – um velho sonho de integração entre Empresa e Universidade. O retrospecto do LMSPQ evidencia nas suas atividades de pesquisa que esta integração é factível. Os três primeiros projetos realizados no laboratório foram financiados pelo CNPq e FAPESP. Ao todo o laboratório conseguiu, ao longo dos anos, recursos financeiros para a execução de mais de 50 projetos, diversos financiados por indústrias tais como Petrobras, Basf, Rhodia, Ripasa S.A. e Votorantim. O PQGe vem contribuindo para a formação de novos pesquisadores na área de tecnologia de ponta, como redes neurais aplicadas à processos químicos e biotecnológicos e Fluidodinâmica Computacional em processos químicos.

Em meados de 2005, com a tradição dos vários cursos sob responsabilidade do Prof. Dr. Milton Mori, fundador do PQGe, na área de marketing, empresas e serviços, o laboratório investiu na área de gestão empresarial, incentivando a criação de uma nova área no PQGe, sob coordenação da pesquisadora Dra. Liliane de Queiroz Antonio. A área de gestão empresarial consolidou projetos junto à Votorantin Cimentos, tais como o Projeto Inclusão Digital na Cadeia de Valor da Fabricação do Cimento, o Projeto Taxonomia do Conhecimento Relativo ao Processo de Fabricação do Cimento e Gestão do Conhecimento e o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Formação de Profissionais para a Indústria Cimenteira.

Atualmente, com a aposentadoria do Prof. Dr. Milton Mori, o laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Dirceu Noriler. Trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos nas áreas de refino de petróleo e produção de nanopartículas e nanomateriais são desenvolvidos, com enfoque na aplicação de Fluidodinâmica Computacional.

O Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe), em âmbito de suas atividades de pesquisa, valoriza parcerias com empresas privadas, estatais e universidades brasileiras e internacionais. Buscamos parcerias na área de modelagem e simulação de processos químicos via Fluidodinâmica Computacional (CFD).

Dentre as empresas parceiras, a Petrobras é responsável por grande parte dos investimentos em infra-estrutura e na na formação de estudantes em nível de iniciação cientifica, mestrado e doutorado do laboratório. Desde sua criação, a parcerias com Petrobras/Cenpes e Petrobras/SIX tiveram como objetivo a execução de pesquisas relacionadas com ciclones, risers, regeneradores e projetos de viabilização de reatores Fischer-Tropsch. Além da Petrobras, o laboratório realizou projetos com empresas como BASF, Votorantim Cimentos, Ripasa e Greco-Enfil Equipamentos Termoindustriais Ltda.

Para fins de pesquisa de interesse comum entre as partes, a equipe mantém ainda relações estreitas com a Universidade de São Paulo, a Universidade Regional de Blumenau, a Universidade Federal de Uberlândia e com a Universidade de Bremen (Alemanha).

Por fim, para manutenção e desenvolvimento tanto da infra-estrutura quanto da equipe do laboratório, recursos provenientes de agências de fomento são de fundamental importância. Atualmente, as agências CAPES, CNPq, FAPESP e FAEPEX têm subsidiados as pesquisas do grupo.

Galeria

Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe)

+55 (19) 3521-0373 | labpqge@gmail.com | Faculdade de Engenharia Química (FEQ) – Bloco E, sala 106.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Av. Albert Einstein, 500.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...