Serviços

Laboratórios

Departamentos da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química é composta de quatro departamentos, que cobrem uma grande parte das áreas de interesse da engenharia química. Estes departamentos são: 

■  Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP). No que se refere ao desenvolvimento, entendido como algo dinâmico que indica pesquisa, aperfeiçoamento, busca de novas tecnologias, de novos processos e de novos produtos, os Professores que compõem esse novo Departamento já vêm atuando no desenvolvimento de processos de separação, desenvolvimento de modelagem e controle de processos, otimização de processos existentes e de produtos, desenvolvimento na área de processos químicos, petroquímicos e biotecnológicos, desenvolvimento de projetos e construção de equipamentos e desenvolvimento de processos com aproveitamento energético e minimização de resíduos, dentro de uma política ambiental mais sustentável. Em relação aos Produtos que se faz menção no nome, citam-se: biodiesel, produtos alimentícios, de química fina, alcoolquímicos, químicos, petroquímicos, polímeros aplicados à biofabricação.

    • Saiba mais sobre DDPP
    • Docentes
    • Laboratórios


■  Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos (DESQ), que lida com a aplicação dos princípios da engenharia de sistemas ao projeto e operação de processos de engenharia química. As atividades de pesquisa e ensino acontecem nas áreas de planejamento, projeto, desenvolvimento, otimização, operação e controle de processos químicos.

    • Docentes
    • Laboratórios


■  Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos (DEMBio). Este Departamento desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos aspectos básicos, estratégicos e aplicados relacionados a bioprocessos e atua na área de ciência e tecnologia de materiais de interesse da engenharia química, com ênfase no desenvolvimento de novos materiais poliméricos e de processos de produção, contando com corpo docente altamente qualificado para tal.

    • Saiba mais sobre DEMBio
    • Docentes
    • Laboratórios


■   Departamento de Engenharia  de Processos (DEPro).  Atua em áreas fundamentais da engenharia química como fenômenos de transporte, matemática aplicada e cinética de reações químicas, bem como em áreas aplicadas ou transversais da engenharia química, tais como desenvolvimento de bioprodutos, de processos de sequestro de carbono, processos por rotas químicas verdes e tecnologias ambientais. Devem-se destacar ainda as atuações dos docentes de forma marcante em áreas como sistemas particulados, secagem e processos da indústria do petróleo. Os trabalhos desenvolvidos mesclam pesquisas experimentais, modelagem matemática e simulação de processo com fluidodinâmica computacional.

    • Saiba mais sobre DEPro
    • Docentes
    • Laboratórios