A FEQ acredita no potencial de seus estudantes e oferece programas de bolsas de estudo para apoiar a iniciação científica e o desenvolvimento tecnológico. Descubra como você pode se beneficiar dessas oportunidades e aprofundar seu aprendizado.
O Programa de Apoio Didático (PAD), regulamentado pela Resolução GR-54/2010, e pela Instrução Normativa FEQ 05/2024, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD.
Suas atividades visam ao aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes, sempre supervisionadas pelo professor responsável pela disciplina.
O aluno pode participar do PAD tanto como bolsista como de forma voluntária.
As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da UNICAMP que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados.
Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio. Os alunos de pós-graduação poderão se candidatar apenas às bolsas Transporte e Alimentação. As modalidades de bolsa podem ser encontradas no endereço abaixo.
A iniciação científica (IC) é um modelo de sucesso na universidade brasileira de inserção do alunado em um primeiro contato com o método científico. Este programa visa desenvolver nos alunos de graduação habilidades e competências ligadas ao modo de proceder científico.
As atividades de IC são extracurriculares, e permitem aos alunos participarem de projetos de pesquisa de ponta desenvolvidos por grupos de pesquisa sediados na Unicamp. É, de fato, uma oportunidade muito interessante de participar do desenvolvimento de novas tecnologias ou de descobertas científicas fundamentais para o progresso da sociedade.
A IC geralmente se inicia com a escrita colaborativa entre um docente da Unicamp e um aluno de um projeto de pesquisa. Há duas modalidades de IC na Unicamp: a IC com bolsa e a IC voluntária. As IC’s com bolsa são aquelas em que os alunos recebem bolsas para desenvolver seus projetos, já a IC voluntária é aquela em que os alunos não recebem bolsa para desenvolver seus projetos.
As principais modalidades de IC com bolsa são:
Também há as bolsas SAE para os alunos que se enquadrem no critério de renda.
Por fim, a IC voluntária segue o fluxo e as regras do PIBIC.