O Laboratório de Caracterização de Biomassa, Recursos Analíticos e de Calibração – LRAC foi originado em 1998 com o nome de Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) e reinaugurado em 2013 devido a sua expansão de área e escopo de atuação, ocupando uma área de 1.300 m2 construídos, dividida em 3 andares.
O prédio está constituído por 13 laboratórios (divididos por área de atuação), sala de reunião, recepção, almoxarifado, 5 salas de utilidades, casa de alta tensão/elétrica, sala de lógica e casa de máquinas, em instalações que promovem a acessibilidade e trabalho seguro.
Esse laboratório atua como Central Analítica na prestação de serviços e dispõe de um parque instrumental contendo equipamentos diversificados em respostas analíticas, os quais permitem a realização de análises químicas e físicas de vários tipos de amostras. O acesso a este parque instrumental está disponível para a comunidade da FEQ, Unicamp, Instituições de Ensino e Pesquisa e, Empresas, dentre outros. É, portanto, uma instalação de natureza multiusuária.
O LRAC dispõe de um Parque Instrumental compreendendo equipamentos diversificados, sendo que essa infraestrutura está disponível para prestação de serviços dentro do escopo do laboratório. Para consultar mais detalhes dos serviços e equipamentos do LRAC acesse o link de interesse a seguir.
Análises/Ensaios de Morfologia e Topografia
Análises/Ensaios por Raio X e Composição Elementar
Outros Ensaios/Preparo de Amostras
liofilização, corte metalográfico, prensagem, centrifugação, homogeneização, sputtering (metalização), pesagem.
Para solicitação de serviços, o interessado deverá acessar e preencher o formulário de solicitação com informações sobre as amostras e as técnicas analíticas a serem empregadas.
i) O LRAC/FEQ reserva-se no direito de suspender ou cancelar o serviço a qualquer momento, caso sejam observadas condições de risco à saúde, ao ambiente ou ao patrimônio, bem como em decorrência de eventuais limitações técnicas ou operacionais, sendo comunicado ao cliente.
ii) Informa-se que amostras radiativas, cancerígenas, oncológicas e antirretrovirais não são analisadas no LRAC/FEQ devido a restrições de infraestrutura laboratorial e recursos humanos.
Os usuários podem manifestar-se de forma anônima sobre os serviços prestados pelo LRAC, sendo este um requisito do sistema de gestão de qualidade do laboratório.
A pesquisa de satisfação consiste em um importante canal para o acompanhamento dos atendimentos realizados pelo próprio laboratório e sua melhoria contínua.
Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Rua Michel Debrun, s/n, Bloco H, Campinas, SP, Brasil
CEP 13083-841